Marco Maia suspende convocação de Palocci

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Junho de 2011 às 13:55, por: CdB

Mário Coelho

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), suspendeu nesta quarta-feira (1) a convocação do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, para prestar depoimento na Comissão de Agricultura da Casa. Pressionado pelo governo, o petista decidiu tornar sem efeito até a próxima semana a oitiva com Palocci. A decisão se a convocação vai valer ou não será divulgada na próxima terça-feira (7).

“Pelos argumentos que tenho colhido sobre o tema, e considerada a complexidade da questão, e destacando que o deputado Lira Maia (DEM-PA) tem se pautado pelo cumprimento do Regimento Interno, a Presidência não pode desconsiderar que a questão de ordem vem assinada por mais de 30 deputados da comissão que estavam presentes”, afirmou Marco Maia.

A oposição quer questionar o ministro sobre como o patrimônio dele cresceu 20 vezes nos quatro anos em que ele esteve na Câmara e se ele praticou tráfico de influência no trabalho como consultor. Palocci diz não haver nada errado com sua evolução patrimonial e atribui o aumento nos rendimentos aos trabalhos realizados por sua empresa de consultoria. O ministro afirma que não pode revelar quem eram seus clientes por causa de uma cláusula de confidencialidade que havia nos contratos firmados por ele com as empresas.

Governistas questionam a atuação do presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária na aprovação do requerimento de convocação. Segundo o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), o presidente da comissão, deputado Lira Maia (DEM-PA), apesar da orientação da maioria contrária à convocação do ministro, descumpriu a praxe do Parlamento e anunciou a posição do partido dele, o DEM, que é pela convocação do ministro.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo