Marabá participa de encontro nacional de leitura no RJ

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 13:58, por: cdb

14/03/2012 – 16:45Marabá participa de encontro nacional de leitura no RJ

Com objetivo de estimular o prazer pelo livro e leitura na região, a Prefeitura Municipal de Marabá, através da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), representou o Estado do Pará no 17º Encontro Nacional de Incentivo a Leitura. O evento foi realizado na última semana na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O encontro, considerado o mais importante programa de incentivo ao livro e leitura do País, atua em prol da democratização e do fomento às atividades literárias. Ele reuniu cerca de 80 instituições de diversos municípios brasileiros.

Na discussão sobre o Programa Nacional de Incentivo a Leitura (Proler) destacou-se à promoção e fomento ao interesse nacional pela leitura e pela escrita, considerando a sua importância para o fortalecimento da cidadania, além de promover políticas públicas que garantam o acesso ao livro e à leitura na região Amazônica.

“Participar de encontros como esse é fundamental para a promoção de atividades literárias em nossa região. Podemos propor e executar ações de incentivo ao livro e leitura, formando novos leitores e fazendo do livro a ferramenta mais importante de inclusão social”, destaca Cátia Weirich, representante marabaense no evento.

No Estado do Pará, a Fccm é a única entidade cadastrada pelo Ministério da Cultura para desenvolver projetos e ações na região que são realizadas de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura.