Mapa facilita acompanhamento das obras e serviços do Orçamento Participativo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 14:29, por: cdb

Publicada em 09/03/2012, às 17h22

Por Edlamara Conti

Mapa facilita acompanhamento das obras e serviços do Orçamento Participativo

Marcos Salles

Cidadão poderá localizar, por exemplo, as prioridades do OP classificadas por área, como saúde, saneamento e educação

Erlon Boechat

Sistema aponta, ainda, estágio de execução, isto é, se a obra está em fase de estudo ou projeto, em andamento ou se já foi concluída

As obras e serviços definidos pelos moradores de Vitória por meio do Orçamento Participativo (OP) já podem ser visualizadas e acompanhadas de forma muito mais dinâmica e fácil no site da Prefeitura.

No endereço www.vitoria.es.gov.br/acompanhamento_op, o morador encontra um mapa da cidade, dividido por bairros e regiões, que exibe todos as demandas aprovadas nas edições do OP desde 2005.

Os internautas podem pesquisar cada obra ou serviço por área (Saúde, Educação, Desporto e Lazer, Habitação, Saneamento etc) ou por região administrativa. Além disso, podem consultar pelo estágio da obra, para saber, por exemplo, se a prioridade está em fase de licitação, execução ou concluída.

“O mapa faz parte de um sistema dinâmico, que é atualizado a cada novo estágio das obras. Dessa forma, moradores, delegados do OP e lideranças comunitárias poderão acompanhar o andamento dos processos de maneira mais transparente e segura”, explica a gerente do OP, Luciane Bolda.

O internauta também visualizará informações sobre cada obra, como endereço, bairro que demandou, descrição e estágio. “Pretendemos depois inserir imagens das obras, das melhorias e dos equipamentos prontos”, adiantou Luciane Bolda.

Além das reuniões nos bairros e fóruns regionais que já são realizados com delegados e lideranças comunitárias para a prestação de contas e o debate de projetos, o mapa é mais um instrumento para que os moradores de Vitória possam acompanhar a execução do Orçamento Participativo.

Com edição de Angèle Murad