Manutenção na Estação do Guandu já começou

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de maio de 2007 as 11:09, por: cdb

A Cedae está realizando, desde as 8h desta quinta-feira, manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, responsável pelo abastecimento dos municípios do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. A ação, preventiva, visa a segurança do sistema e a eliminação de possíveis vazamentos ao longo da rede. O objetivo é garantir o abastecimento durante o Pan-Americano.

O trabalho deve ser concluído às 20h e o abastecimento de água se normalizará no máximo em 72 horas após a conclusão do serviço de manutenção. Até a normalização do fornecimento de água, a Cedae pede aos moradores de toda a cidade que evitem desperdícios de água como lavar carros e calçadas, tomar banhos demorados e regar jardins e quintais.

Durante o serviço serão realizadas mais de 15 intervenções em todo o sistema atendido pela ETA do Guandu, que terá a sua operação interrompida, o que poderá afetar o abastecimento em 85% da cidade do Rio de Janeiro e em 70% da Baixada Fluminense.

A companhia montou um esquema especial para atender a hospitais, com carros-pipa, durante a paralisação do Guandu.

– Esta é uma paralisação estratégica, que visa eliminar diversos vazamentos ao longo da rede de abastecimento, dando maior segurança na rede distribuidora, principalmente para os jogos Pan-Americanos, já que a contar de hoje estamos a 64 dias do maior evento esportivo da América Latina – salientou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Paralelamente a esta manutenção, serão abertas diversas frentes de trabalho para execução de vários serviços, entre eles, inspeções e limpezas das unidades de tratamento da estação de tratamento, vistoria e substituição de tubulações e bombas, revisão e substituição de válvulas e registros. Será mobilizado na paralisação da Estação um efetivo de 522 funcionários, entre técnicos e engenheiros.