Manifestantes espanhóis mantêm acampamento em praça de Madri

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 30 de maio de 2011 as 08:10, por: cdb

Manifestantes espanhóis mantêm acampamento em praça de MadriLegenda:Manifestantes espanhóis mantêm acampamento em praça de Madri (reuters_tickers)

MADRI (Reuters) – Espanhois que se manifestam contra a postura do país diante da crise econômica prometeram manter suas barracas na praça Puerta del Sol, em Madri, durante esta semana, impulsionando um movimento que está se espalhando pela Europa.

Centenas de pessoas, jovens e idosos, votaram na noite de domingo para manter o acampamento na praça até pelo menos quinta-feira.

Conhecidos como “los indignados”, dezenas de milhares de manifestantes lotaram as praças em toda a Espanha nos dias que antecederam as eleições locais e regionais em 22 de maio, em uma onda de revolta contra o alto índice de desemprego e as medidas de austeridade do governo.

As eleições foram um duro golpe para o governista Partido Socialista da Espanha, que vem tentando equilibrar a indignação dos eleitores contra os cortes de gastos do governo e as exigências dos investidores por medidas mais rígidas para controlar o déficit público.

O movimento “Democracia Verdadeira Agora”, também conhecida como a “Revolução Espanhola”, inspirou manifestações semelhantes em Paris e em Atenas.

(Reportagem de Tracy Rucinski)

Reuters