Manifestações pela paz acontecem no mundo inteiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de março de 2003 as 15:48, por: cdb

Pelo menos 250 mil pessoas saíram às ruas de Londres, neste sábado, para participar de uma gigantesca manifestação contra a guerra no Iraque e exigir a queda do governo britânico, do primeiro-ministro Tony Blair. Nos Estados Unidos os ativistas também ganharam as ruas. Nos cinco continentes os pedidos pela paz se multiplicaram em milhões de manifestantes.

– Tragam os nossos garotos de volta – gritavam os manifestantes no centro da capital inglesa, numa referência aos soldados britânicos enviados para lutar contra as forças de Saddam Hussein. (Leia Mais)

“Eu acho que Blair foi totalmente contra os desejos do povo britânico”, queixou-se um manifestante, Rick Edwards, que participou da passeata juntamente com sua filha, de 8 anos.

A decisão do governo britânico de enviar 45 mil soldados para lutar ao lado de cerca de 250 mil militares dos Estados Unidos, sem uma aprovação do Conselho de Segurança das Nações, dividiu os britânicos. Blair enfrenta, agora, a pior crise de seus seis anos de governo.

Mas, muitos britânicos também deram seu apoio ao premier desde que as tropas entraram em ação. Recentes pesquisas de opinião mostraram que o apoio à guerra subiu de apenas um terço para quase a metade da população.

No entanto, ainda há uma ampla suspeita em relação aos motivos dos Estados Unidos e uma divisão no Partido Trabalhista, do próprio Blair. Centenas de policiais foram mobilizados para garantir a segurança durante a manifestação, que atraiu jovens e crianças.

Muitos muçulmanos também participaram do protesto, batendo tambores.

– Bush, Blair, CIA, quantas crianças vocês podem matar hoje? – gritavam.

Outros manifestantes exibiram cartazes com as inscrições: “Qual o motivo?”, “Não à guerra, Fora Blair” e “Nós armamos ditadores e bombardeamos seu povo”.

No centro-oeste da Inglaterra, milhares de manifestantes convergiram para perto da base aérea de Fairford, de onde bombardeiros norte-americanos B-52 têm decolado para participar de missões de ataque no Iraque. Flores e ursinhos de pelúcia foram colocados na entrada da base. Duas pessoas foram detidas.