No próximo sábado, 27 de outubro, decorrerá uma jornada nacional de luta promovida pela Plataforma nacional contra a extinção de freguesias, com manifestações em várias capitais de distrito, nomeadamente Porto, Setúbal, Beja, Évora, Coimbra, Santarém e Leiria. Artigo |25 Outubro, 2012 – 17:48 Manifestação nacional em defesa das freguesias – Foto de Paulete Matos
Daniel Vieira, da Plataforma nacional contra a extinção de freguesias, declarou à Lusa: “A luta vai continuar e tem valido a pena porque nada tem corrido como o Governo pretendia. O processo devia estar concluído há meio ano”.
“Estamos a um ano das eleições autárquicas e não há uma única freguesia extinta”, afirmou ainda Daniel Vieira, considerando que “este ano já não há condições para avançar com a extinção de freguesias”, uma vez que a Assembleia da República estará no próximo mês “concentrada no Orçamento do Estado”.
O representante da Plataforma frisa: “Querem extinguir a seis ou sete meses das eleições? Não há condições administrativas”. E lembra que “muito mais de metade das câmaras municipais disseram ‘não’ à fusão de freguesias e não apresentaram propostas”.
Daniel Vieira disse ainda à Lusa que o movimento defende também que deve ser feito um estudo para determinar se o Estado poupa ou não dinheiro com a extinção de freguesias e sublinha:
“Não somos contra uma reforma administrativa. Mas avançar para uma extinção das freguesias sem saber se o seu primeiro objetivo, que é reduzir custos, está assegurado é que é um risco”.
Artigos relacionados: Bloco de Braga pede suspensão da reforma administrativa face ao não dos municípios