Mandela recupera-se bem e está de bom humor, diz Jacob Zuma

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de dezembro de 2012 as 09:28, por: cdb
Nelson Mandela
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela celebra seu aniversário em sua casa em Qunu, na África do Sul. Mandela foi internado em um hospital para exames, disse o governo do país neste sábado

Presidente da África do Sul, Jacob Zuma disse aos jornalistas, nesta terça-feira, que o líder sul-africano Nelson Mandela recupera-se bem de uma infecção respiratória e está com bom humor. Internado em um hospital em Pretória, Mandela, de 94 anos, foi hospitalizado há duas semanas com uma infecção no pulmão e um cálculo biliar.

“Nós o encontramos com bom humor” disse Zuma, em nota oficial. “Ele berrou o meu nome no dialeto do meu clã, Nxamalala, quando entrei no quarto. Ele estava feliz de receber visitas neste dia especial, e estava com um aspecto muito melhor.”

O estado de saúde de Mandela inspira cuidados há anos. Quando ficou preso na prisão na ilha de Robben, nos anos 1980, ele foi vítima de uma tuberculose. Ele passou 27 na cadeia na luta contra o regime do apartheid, de segregação racial. Em 1994, tornou-se o primeiro presidente negro da história da África do Sul. Ele deixou o cargo em 1999, após um mandato, e se afastou da vida pública durante a última década.

Mandela foi internado em um hospital em Johanesburgo em 2011, com problemas respiratórios, e novamente em fevereiro deste ano, por causa de dores abdominais. Ele foi liberado no dia seguinte, depois de um exame não ter encontrado nada de grave. Desde então, ele tem passado a maior parte do tempo em Qunu.

Sua frágil saúde o impede de fazer aparições públicas na África do Sul, embora ele continue recebendo visitas de importantes personalidades nacionais e internacionais, incluindo o ex-presidente norte-americano Bill Clinton em julho.