Mandela está recuperado de infecção, diz governo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de janeiro de 2013 as 12:37, por: cdb
Mandela acena aos sul-africanos após deixar o hospital
Mandela acena aos sul-africanos após deixar o hospital

A Presidência da África do Sul informou que o ex-presidente Nelson Mandela está plenamente recuperado de uma infecção pulmonar e da cirurgia de cálculo biliar que o deixaram várias semanas internado em um hospital de Pretória. O governo emitiu um comunicado, citando fontes médicas, assegurando que Mandela tem progredido de forma constante e continua a melhorar. O ex-presidente está em sua casa em Joanesburgo desde a alta hospitalar, há 11 dias.

A recuperação do ex-presidente sul-africano seguiu “na direção certa” na casa dele em Johanesburgo, disse o governo em seu pronunciamento sobre o herói antiapartheid. Mandela, de 94 anos, que está com a saúde fragilizada há vários anos, passou quase três semanas em um hospital de Pretória em dezembro para tratamento de uma infecção pulmonar e cirurgia para retirar cálculos biliares, sua maior internação desde que foi libertado da prisão em 1990.

Mandela veio recebendo o que o governo chama de “cuidados em casa” em sua residência em um bairro elegante de Johanesburgo. Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul depois das primeiras eleições com todas as raças em 1994, cumprindo um mandato de cinco anos.