Mamografia detecta problemas no coração

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 9 de dezembro de 2002 as 23:57, por: cdb

Uma nova pesquisa em Chicago, nos EUA, concluiu que a mamografia pode ser mais do que um exame para auxiliar no diagnóstico de câncer de mama, pode revelar indícios de doença coronária.

Segundo um estudo feito pela Clínica Mayo com 1.803 mulheres, imagens da mamografia podem detectar calcificações nas artérias do peito, capazes de indicar um aumento no risco de desenvolver doença coronariana. As pacientes com calcificações nas artérias, mostraram-se 20% mais propensas a ter problemas cardíacos do que as que não apresentaram calcificações.

As anormalidades que surgem como distintas linhas brancas nas imagens da mamografia não devem ser confundidas com outros tipos de calcificações no peito, que podem ser insignificantes ou, em alguns casos, malígnas.

“Qualquer radiologista pode dizer a diferença, não é uma distinção difícil. A razão da mamografia é a detecção do câncer de mama. Isso é só uma informação extra que pode ajudar a descobrir mulheres que correm maior risco de ter estreitamento das artérias que nutrem o coração”, afirmou o Dr. Kirk Doerger, principal autor do estudo e residente de radiologia da Clínica Mayo.