Mais uma escola ganha EJA em Itaboraí

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:04, por: cdb

Buscar o aprendizado, sem se importar com a idade. É com esse pensamento que a Prefeitura Municipal de Itaboraí, através da secretaria de Educação e Cultura, implantou mais uma unidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na noite da última quarta-feira (07).

O programa está incluído em 23 escolas da rede municipal e possui aproximadamente quatro mil alunos. Desta vez a beneficiada foi a Escola Municipal Prefeito João Baptista Cáffaro, em Engenho Velho, com 40 estudantes inscritos da 1ª a 4ª fase.

A aula inaugural começou exibindo um vídeo com a história da catadora de lixo Ercília Stanciany, 41 anos, aprovada no curso de Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Assim como muitos dos alunos do EJA, Ercília passou anos fora da sala de aula e após ler em um cartaz que escolas públicas estavam oferecendo educação para jovens e adultos, a catadora não perdeu tempo e se matriculou no curso.

Para a aluna Maria Santana Ribeiro, 58 anos, seus filhos foram os grandes incentivadores pela decisão de voltar a estudar. “Eu parei os estudos aos 11 anos de idade por falta de tempo e condições financeiras, já que tive que começar a trabalhar cedo. Não importa a idade e o tempo que passou, o meu momento é agora e eu não vou fracassar”, disse confiante.

A EJA é um segmento de ensino da rede escolar pública brasileira que tem como objetivo resgatar a cidadania e melhorar a colocação dos jovens e adultos para o mercado de trabalho, podendo a matrícula ser feita a partir dos 15 anos de idade. “Este é o primeiro passo de uma longa caminhada, que deve ser prazerosa e gratificante para professores e alunos”, declarou a coordenadora municipal da Divisão da Educação de Jovens e Adultos, Adriana Barbosa, acompanhada da subsecretária de Gestão e Ensino, Sirlene Mendes de Freitas e dos vereadores Irmão Caio e Carlinhos da Farmácia.

Por Thaís Azevedo / Foto Sandro Giron