Mais de duas mil pessoas participam da abertura do oitavário da Festa da Penha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 8 de abril de 2012 as 17:06, por: cdb

“Jesus Cristo ontem, hoje e sempre!” com este tema o bispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Manchila Vilela, iniciou a missa do oitavário da Festa de Nossa Senhora da Penha, na tarde deste domingo (08), no campinho do convento. Segundo cálculos da Policia Militar, aproximadamente duas mil pessoas, de várias partes do Estado, participaram da primeira missa do oitavário da festa, que segue até o próximo dia 16.

Centenas de caravanas vindas de todas as partes do Espírito Santo, como de Afonso Claudio, Brejetuba, Domingos Martins, Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá e da Grande Vitória participaram da primeira missa do oitavário da Festa da Penha. O coral da Paróquia de Santa Izabel, em Parajú, Domingos Martins, foi convidado pela Arquidiocese de Vitória para cantar na missa.

Além do bispo Dom Luiz Manchila Vilela, participaram pela primeira fez da festa, os bispos auxiliares Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, Dom Rubens Sevilha e também dez padres da arquidiocese metropolitana. Em seu discurso de abertura, Dom Luiz Manchila Vilela destacou a alegria de Nossa Senhora. “A mensagem para cada um de vocês é de fé e que Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo, abra o coração de todo o povo capixaba”, disse Dom Luiz.

A família de Arlene de Fátima, lavradora de Brejetuba, disse estar emocionada com a festa. “É a primeira vez de muitas que vou participar. Quero vir sempre, vale a pena”, falou a romeira.

Ambulâncias

A Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) está presente na festa. Duas tendas estão montadas no campinho do Convento e no Parque da Prainha com equipes formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de ambulâncias que estão de prontidão no local para atendimento durante os nove dias da festa. Outras duas tendas educativas, montadas em locais estratégicos na subida do Convento, são para orientar e aferir a pressão arterial dos participantes da festa. No primeiro dia da Festa da Penha a equipe da Semsa aferiu a pressão arterial de 75 pessoas. Segundo a enfermeira Camila Zampieri, além das aferições de pressão arterial, estão sendo dadas orientações à população para enfrentar estes dias de festa. “É muito importante beber água e se alimentar bem. Estamos orientando, principalmente, aos idosos e aos responsáveis pelas crianças”, disse Camila Zampieri.

Importante

Participando há mais de 15 anos da abertura da festa, Maria da Glória, aposentada, moradora da Praia da Costa, conta que esta participação na missa é muito importante. “É a festa mais linda que já participei e sempre venho e trago a família”, disse à aposentada, acompanhada da filha, que também trouxe a sogra para assistir a missa.

Com mais de 50 anos de oitavário e com o terço na mão, a pensionista e moradora de Vila Velha, Léa Maria Ribeiro, não perde uma Festa da Penha. “Nossa Senhora consegue reunir famílias, estou com a minha filha que também participa há muitos anos”, finalizou a pensionista.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semsa

Jussara Baptista

Texto: Paulo Borges Filho

27 3388-4170 / 9747-4037