Mais de 9.500 crianças e jovens já passaram pela Feira do Livro Infantil de Bauru

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 14:44, por: cdb

Mais de 9.500 crianças e jovens já passaram pela 12ª edição da Feira do Livro Infantil, que está sendo realizada no Sesc/Bauru desde o dia 10/04. O número é relativo aos agendamentos de escolas e instituições e ainda não está computado o público flutuante.

A Feira do Livro Infantil é destinada a promover a leitura entre crianças e oferecer um estreito contato com o mundo maravilhoso dos livros. A programação está disponível das 8h00 às 21h até sexta, 20, e das 9h30 às 18 horas, no sábado, 21.
A Feira do Livro Infantil é uma realização da Prefeitura Municipal de Bauru, através da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o SESC/Bauru e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Oficina Cultural Regional “Glauco Pinto de Moraes” e Jornal da Cidade.
Em suas 11 edições anteriores, a Feira do Livro Infantil de Bauru já reuniu um público de 165 mil crianças, 117 escolas de Bauru e região, promoveu 242 peças de teatro, 165 contações de histórias, 25 oficinas literárias e 15 encontros com autores. Neste ano, 12 mil alunos já estão agendados para visitação. A expectativa de público é de mais de 15 mil visitantes.
Além dos estandes com livros e brinquedos educativos, a Feira conta com uma programação especial, com espetáculos teatrais, contação de histórias, espaços de leitura, oficinas, encontros com autores e jogos.
Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
Contação
Cia. Giralua
10 a 20/04, terça à sexta, 9h30 e 15h. Espaço Brincar.
Histórias da literatura universal para crianças de 02 a 06 anos são contadas por um casal de atores e músicos, utilizando-se de objetos cênicos e cantorias. A Cia. Giralua de Artes encantará os pequenos.
Couro de Piolho
Dias 19 e 20/04
Um dia, quando a princesa penteava seus cabelos encontrou um piolho. Impressionada, guardou o bichinho, mas o piolho cresceu tanto que seu pai o matou e usou seu couro para fazer uma cadeira. Quando se tornou moça, o rei propôs um desafio: o jovem que descobrisse do que era feita a cadeira ganharia a mão de sua filha em casamento.
Recreação
Grandes Jogos
10 a 20/04, terça e sexta, 8h30. Campo Soçaite.
Grandes jogos são atividades recreativas guiadas, com o propósito de divertir e desenvolver alguma temática. Nessa edição, o tema abordado será a Literatura Infantil.
PROGRAMAÇÃO FUNDAMENTAL
Contação
Contos e Causos: as histórias de um aventureiro
Dia 19/04, quinta, 13h30. Bosque.
Toda criança deseja enfrentar e vencer os desafios impostos pela natureza. Conheça algumas dessas proezas nas histórias de Rogério Colonheze, que tornará o momento de ouvir uma história em uma grande aventura.
Teatro
21/04, sábado, 9h e 15h. Biblioteca Ramal de Tibiriçá – Centro Rural de Tibiriçá
Projeto Viajando com Monteiro Lobato
Circo dos Objetos
19 e 20/04, quinta e sexta, 8h, 9h30, 13h30, 15h. Salão de Uso Múltiplo.
A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe da mágica, escovas, baldes, vassouras e espanadores se transformam em personagens circenses, ganhando alma e encantando. Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos!
Recreação
Grandes Jogos
10 a 20/04, terça e sexta, 8h30. Campo Soçaite.
Grandes jogos são atividades recreativas guiadas, com o propósito de divertir e desenvolver alguma temática. Nessa edição, o tema abordado será a Literatura Infantil.
PROGRAMAÇÃO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

Contação
Machado de Assis em Leitura Encenada
20/04, quinta e sexta, 8h. Salas de Uso Múltiplo 1 e 2.
Será encenada a obra Filosofia de um par de botas, de autoria de Machado de Assis, para jovens de 13 a 16 anos.
Cinema
21/04, sábado, 15h. Auditório
Baseado no livro homônimo de Dr. Seuss, conta a história de duas crianças, Sally e Conrad, que encontram um enorme gato falante. O Gato, junto com seu peixe de estimação e os agitados assistentes do felino, Coisa 1 e Coisa 2, mostram para as crianças como podem ter um dia com muita diversão e brincadeira. Mas o cachorro Nevins acaba fugindo e eles irão viver grandes aventuras tentando recuperá-lo.
Oficinas
Direitos dos adolescentes
19/04, quinta, 8h. Auditório.
Voltada a estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, a atividade de mediação da obra “A Turma da Mônica em: O estatuto da criança e do adolescente” será realizada por estudantes de Pedagogia. Todos os participantes receberão um exemplar do material.

PARA ADULTOS
Teatro
Tchau, nunca adeus!
18/04, quarta, 20h. Área de Convivência.
Encenação de solo performático, que traz à tona elementos da infância e juventude de um poeta de alguma cidade do interior.

PARA EDUCADORES
Cursos
Giratório da Palavra
14/04 a 12/05, sábados, 10h às 13h. Sala de Uso Múltiplo 1.
Inscrições na Central de Atendimento do SESC.
Pretende capacitar e fornecer aos participantes técnicas contemporâneas para a elaboração/montagem de narrativa de histórias através de recursos visuais e cênicos, buscando gerar autonomia de iniciativas neste segmento. Serão realizadas atividades lúdicas de imersão na literatura infanto-juvenil abrangendo diferentes gêneros textuais, focalizando em narrativas curtas.
PARA TODOS
Espaço Leitura
Era uma vez…
Terça à sexta, 8h30 às 21h30, domingos e feriados, 9h30 às 18h.
Local especialmente ambientado e preparado para receber pequenos leitores, com livros infantis e infanto-juvenis que atendem a todos os públicos.

 «