Mais de 70 mortos em atentados no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008 as 14:50, por: cdb

O número de mortos nos dois ataques terroristas registrados nesta sexta-feira em mercados de animais de Bagdá subiu para 68, se tornando os mais violentos desde que cerca de 30 mil novos soldados norte-americanos foram enviados para reforçar a segurança no Iraque, no ano passado.

O Exército norte-americano diz que o número de mortes pode não ser tão grande, e que os dois atentados foram realizados por mulheres-bomba. Para os militares dos Estados Unidos, os ataques foram coordenados e planejados pela al-Qaeda no país.

Em uma feira popular de bichos, uma mulher com um cinturão explosivo se suicidou acionando sua carga e matou pelo menos 35 pessoas, segundo a agência de notícias Efe. A explosão ocorreu no momento em que o mercado estava cheio de gente que, como em todas as sextas-feiras, vai trocar seus animais.

A explosão também feriu ao menos 75 pessoas que estavam no mercado, e várias delas se encontram em estado grave.

Testemunhas disseram que o mercado se transformou em um caos absoluto e que vários animais morreram também por causa da explosão.

Aparentemente, o explosivo, escondido na estrada, era destinado contra um comboio militar americano, mas não se sabe, até o momento, se há vítimas entre eles.