Mais de 20 mil trabalhadores poderão sacar a partir de hoje (28) o FGTS por meio da parceria Prefeitura/Caixa Econômica Federal

Arquivado em:
Publicado Terça, 28 de Fevereiro de 2012 às 10:21, por: CdB

Em decorrência das fortes chuvas do início deste ano, o município de Governador Valadares foi impelido a decretar situação de emergência, conforme a lei 8.036/90. Diante disso, a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal firmaram uma parceria que vai garantir, a partir de hoje (28), o acesso de mais de 20 mil trabalhadores ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para que os valadarenses possam se recuperar dos prejuízos provocados pela cheia do Rio Doce. Para isso, a Caixa montou uma Central de Atendimento, instalada no Ginásio Poliesportivo Arnóbio Pitanga, na Praça de Esportes, com funcionamento de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. O atendimento será realizado até o dia 27 de março.

Para melhor organização e agilidade do processo, a liberação dos recursos será feita de acordo com letra inicial do nome do trabalhador e mediante apresentação de senha. Hoje (28), o atendimento foi destinado aos trabalhadores com as iniciais B e D. Segundo a Assessoria de Comunicação da Caixa, diante do esquema de atendimento, a previsão é que seja atendida uma média de 1.200 pessoas por dia, sendo que para os dias cujas inicias são A e M, a média de atendimento é de 1.500 pessoas/dia. O limite para saque é R$ 6.220,00 por conta de FGTS, mas, para isso, é preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.

A Prefeita Elisa Costa esteve presente na abertura dos atendimentos e destacou a importância da parceria para as famílias valadarenses. “É a primeira vez que acontece uma parceria como esta em Valadares em apoio às famílias. A instalação desta Central de Atendimento significa qualidade, agilidade e atendimento digno aos trabalhadores de nossa cidade. E mais do que ajudar as famílias, a liberação do FGTS dinamizará ainda mais o nosso comércio. Parabéns à Caixa, pois este é um programa social que vai ajudar muitas famílias e, com muita dignidade, Valadares está superando a cheia deste ano”, declarou.

O Superintendente da Caixa, Dimas Wagner Lamounier, destacou a importância da união de forças e enfatizou o trabalho da Prefeitura para que a ação se concretizasse. “A Prefeitura fez o seu papel mobilizando funcionários e fazendo o levantamento de todas as casas atingidas. Parabéns por esse trabalho e também por toda a atuação da Defesa Civil durante a cheia. Queremos mostrar que esse problema existe, mas que existem mãos estendidas para ajudar as pessoas que precisam. A Caixa criou esse sistema para evitar filas e agilizar ainda mais esse processo e, agora, estamos num momento de reconstrução, e todos nós estamos fazendo a nossa parte para o resgate da cidadania”, disse.

Mais de 50 funcionários do banco foram escalados para trabalhar nesta central provisória com o intuito de dinamizar o serviço. Muitos, inclusive, vieram de agências de outras cidades e Estados. É o caso da atendente Karla Stark, que está lotada no Rio de Janeiro. “Já participei de ações como esta em outros estados que também passaram por situações de emergência, como Alagoas, em 2010, e Pará, em 2011, e é muito gratificante. Com 33 anos de atuação na empresa, procuro agora compartilhar minha experiência com os demais funcionários para melhor atendimento aos valadarenses”, destacou Karla.

Darci Afonso da Silva, de 54 anos, foi o primeiro a ser atendido. Ele trabalha numa rede de supermercados e pretende sacar o limite permitido. “Moro no bairro Nova JK, mas, durante a cheia, não precisei sair de casa. Sou casado, tenho dois filhos e já tenho 26 anos de carteira assinada. Esse dinheiro vai ser muito importante para que eu consiga realizar uma reforma, já que a estrutura da minha casa foi bastante afetada”, explica.

O levantamento das casas atingidas foi feito pela Defesa Civil. Aqueles que tiveram suas casas atingidas e não foram incluídos na relação repassada à Caixa Econômica Federal deverá entrar em contato com a Defesa Civil na Prefeitura de Governador Valadares. O atendimento para o saque, na Praça de Esportes, será realizado até o dia 27 de março.

Confira o calendário de atendimento:

DATA

INICIAL DO NOME

28 de Fevereiro

B e D

29 de Fevereiro

C

1º de Março

A

2 de Março

A

3 de Março

E

5 de Março

F

6 de Março

G

7 de Março

H e I

8 de Março

J

9 de Março

J

10 de Março

K e L

12 de Março

M

13 de Março

M

14 de Março

N, O, P e Q

15 de Março

R

16 de Março

S e T

17 de Março

U, V, W, Z, Y e Z

Para a liberação do saque, o titular da conta vinculada deve apresentar:

- Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

- Comprovante de Residência – original e fotocópia – emitido até 120 dias antes do desastre, ou seja, de 11/9/2011 a 11/1/2012;

- Carteira de Trabalho ou outro documento com o número do PIS (que facilite a localização da conta do trabalhador no FGTS);

- Cartão do Cidadão (opcional);

Caso o trabalhador possua conta na Caixa Econômica Federal, deve apresentar ainda o cartão ou o número da conta para facilitar o crédito.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo