Mais autonomia – Agentes de Trânsito começam a emitir boletins de ocorrência nesta quarta-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 08:34, por: cdb

JUIZ DE FORA – 28/2/2012 – 11:27

Mais autonomia – Agentes de Trânsito começam a emitir boletins de ocorrência nesta quarta-feira

Os agentes de Trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) poderão, a partir desta quarta-feira, 29, atuar de forma mais integral e autônoma nas ocorrências de trânsito da cidade. Após formalização de convênio entre a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e as polícias civil e militar, os profissionais do município estão autorizados a emitir boletins de ocorrência em caso de acidentes sem vítimas e a solicitar o serviço de guincho para dar fluidez ao trânsito. Atualmente, estes dois procedimentos só podem ser realizados por policiais militares, que emitem boletins de ocorrência ratificados pela Polícia Civil.

Para assumir esta nova função e preencher corretamente os boletins, os agentes de trânsito participaram de um curso de capacitação em novembro de 201. Durante a capacitação, agentes e policiais militares discutiram o modelo especial do documento a ser utilizado pelos profissionais municipais, o qual tem a mesma base do boletim preenchido pela PM, com a diferença de tratar apenas de questões de trânsito.

“Esta iniciativa permitirá que as infrações de trânsito vinculadas à remoção do veículo sejam resolvidas de forma mais ágil e autônoma pelos agentes de Trânsito, beneficiando, assim, toda a população, já que não precisaremos mais aguardar a presença de um policial para liberar o trânsito”, avalia o chefe do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Jorge Lima. “Hoje, o Pelotão de Trânsito atende a uma média de 40 ocorrências de trânsito sem vítimas por dia. A expectativa é que este atendimento seja dividido com as equipes da Settra, desafogando assim o trabalho da PM e facilitando a rotina da população”, complementou o chefe do Pelotão de Trânsito, tenente Jean.

Com a implementação desta parceria, as pessoas que precisarem do apoio dos agentes de trânsito ou dos policiais militares para resolver questões de trânsito deverão entrar em contato pelos telefones 3690-7400 (Settra) ou 190 (PM). Caso um agente de Trânsito seja escalado para resolver a situação, ele fará o boletim de ocorrência com um número sequencial municipal e vai encaminhá-lo à Polícia Civil para formulação do Registro de Evento de Defesa Social (Reds). O envolvido na questão terá acesso ao documento na sede da Delegacia de Trânsito ou no site www.sids.mg.gov.br/ocorrencia.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.
SECRETARIA DE TRANSPORTE