Macaé vai sediar o Salão Estadual de Turismo 2012

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 06:22, por: cdb

Agora é oficial: Macaé vai sediar o Salão Estadual de Turismo 2012. O anúncio foi feito pelo secretário Estadual de Turismo, Ronald Azaro, na quarta-feira (4), durante visita a Feira Internacional de Artesanato (Interart/Macaé).

– Quando eu entrei, no ano passado, na secretaria, busquei projetos que pudessem valorizar as cidades do interior do estado. Dentre eles, estava o Salão Estadual de Turismo que, inicialmente, era para ser realizado de forma itinerante, um ano na capital (que é o principal indutor do turismo no estado), e no outro, nas cidades do interior. Comecei a investir nesta ideia e, consequentemente, surgiram pessoas interessadas em participar, tal como Marco Navega (presidente do Convention Visitors Bureau – Macaé CVB). De maneira ativa, Navega tem mostrado que o município é capaz de sediar grandes eventos. Diante disso, anuncio que já está consolidada a ideia de que, este ano, o evento não vai acontecer no Rio de Janeiro. Quero instigar o Macaé CVB para que provoque as secretarias de Turismo, municipal e Estadual, para que o Salão Estadual de Turismo seja realizado em Macaé”, disse.

A resposta veio de imediato. “Agradeço a indicação, secretário. Tenha certeza de que, na segunda-feira (09), você vai receber na sua mesa o ofício declarando que Macaé aceita o evento de braços abertos”, ressaltou Marco Navega, acrescentando que o secretário quebrou vários paradigmas para valorizar o interior. “Ronald Azaro foi o único secretário que olhou para o interior. Macaé nunca foi visitada por nenhum outro secretário, no último ano visitou e colaborou com o turismo macaense e regional, por duas vezes”, agradeceu.

O pedido para que Macaé seja sede do evento já está protocolado deste o ano passado, quando Marco Navega se reuniu com o secretário para entregar pessoalmente o documento, oficializando o apoio do Prefeitura de Macaé.

A documentação foi constituída por um ofício do prefeito Riverton Mussi e três cartas de apoio, uma da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), outra da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e do Macaé CVB.

Macaé possui um grande potencial em hotelaria, uma gastronomia impecável e inúmeras belezas naturais. Tudo isso, poderá ser apresentado no Salão Estadual de Turismo 2012, confirmado para ser realizado no município.

– Estamos finalizando o real interesse de Macaé sediar o próximo salão de turismo do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, contamos também com apoio e envolvimento pessoal do deputado estadual Christino Áureo e com ajuda do deputado Federal Adrian Mussi. Todos foram unânimes em afirmar que Macaé e toda região vizinha terão um evento de expressão nacional para multiplicar os negócios relativos ao turismo de eventos, de lazer, esportivo, cultural e, principalmente, de negócios, ressaltou Marco Navega, informando que o evento está previsto para acontecer no segundo semestre de 2012.

No ofício, o prefeito manifestou o anseio de sediar tão renomado evento. “Consideramos importante que o evento aconteça no município, onde poderemos mostrar as oportunidades turísticas existentes na cidade e em toda região, além de oferecermos infraestrutura de excelência, tais como: segunda melhor rede hoteleira do estado, gastronomia diversificada (Polo Gastronômico dos Cavaleiros), praias, rios, lagoas, serra encantadora, teatro, cinema e o único Centro de Convenções do interior do Estado”, pontuou o prefeito Riverton Mussi.

O presidente da Acim, Marcelo Reid, frisou que a associação não vai medir esforços em contribuir para que o evento seja realizado em Macaé. “Registramos que se tal pedido for deferido, estaremos envidando todos os esforços para que o evento aconteça como nas edições anteriores, oferecendo aos visitantes todo potencial turístico e cultural de nossa gente e de todas as regiões de nosso estado”, descreveu.

A CDL também fez menção à carta declarando apoio ao evento. “Acreditamos que este evento promoverá os negócios da cadeia produtiva do comércio em nossa cidade, qualificando o capital de circulação na mesma e fazendo a inclusão no setor de turismo de toda a região que nos envolve”, disse o presidente do órgão Luiz Henrique Fragoso (Ferreti).

Visita à Interart – Ronald Azaro foi recepcionado no aeroporto de Macaé pelos artistas que estão se apresentando na Interart, a dupla de animadores Mateus e Katilinda (Recife/PE), e da cantora, Edria Barbiere. Seguiu para o restaurante BOOM, onde empresários e representantes do poder público, o esperavam para almoçar.

“A feira está belíssima. Macaé tem grande potencial para sediar esses eventos, com isso, contribuímos com o turismo local”, concluiu o secretário.