Lüneburger Heide, um espetáculo natural em lilás

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 24 de setembro de 2011 as 04:15, por: cdb

Entre agosto e setembro, o parque natural Lüneburger Heide, no norte da Alemanha, é tomado pelo forte lilás de milhões de flores que colorem e perfumam a paisagem, marcando a alta temporada do turismo na região.

As atrações do local são os passeios a cavalo, os calmos vilarejos e o verde vale “Totengrund”, considerado um dos lugares mais bonitos do parque.

Para garantir a preservação da paisagem típica de charneca no Lüneburger Heide, o local foi transformado em parque de proteção ambiental. Em 1910, as terras foram compradas por um pastor luterano que havia nascido ali. Sua intenção foi evitar a urbanização, e por isso ele as transformou em um dos primeiros parques naturais da Alemanha.

Carros não podem circular no parque. Para conhecer a região, o mais indicado é usar carruagens, bicicletas ou mesmo fazer passeios a pé.

Mas atenção, também na reserva natural há “problemas de trânsito”. São os grandes rebanhos de “Heidschnucken”, uma ovelha típica da região, que com seu grande apetite garante a manutenção do campo.

A 30 quilômetros do parque fica a cidade que lhe deu o nome, a pitoresca Lüneburg, com suas casas em estilo enxaimel. Na Idade Média, a cidade enriqueceu com o comércio de sal. Os moradores mais ricos residiam junto à praça central, em lindas casas típicas.

Clique no vídeo abaixo e veja as belas paisagens da região.

LKC/dw
Revisão:  Roselaine Wandscheer