Lula viaja para o Oriente Médio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de dezembro de 2003 as 04:18, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira em viagem para o Oriente Médio. Lula visitará cinco países: Síria, Líbano, Emirados Árabes, Egito e Líbia. A viagem do presidente vai até o dia 10.

O presidente vai tentar usufruir do prestígio internacional conquistado nos últimos meses para alavancar oportunidades comerciais e reforçar a imagem do Brasil na região.
 
Lula não estará sozinho. Além de um grupo de ministros e do presidente da Comissão do Mercosul, o argentino Eduardo Duhalde, convidado especial de Lula, o Itamaraty já confirma a presença de representantes de 45 empresas brasileiras.

Empresários brasileiros acreditam que seja possível estreitar laços com parceiros locais. Um dos objetivos da viagem é impulsionar as exportações e atrair investimentos. Eles apostam na qualidade das mercadorias brasileiras para atrair um dos maiores mercados consumidores do mundo.

As exportações brasileiras para a região cresceram, só em 2002, 16% em relação a 2001 e chegaram a US$ 2,6 bilhões. As vendas ao Egito – penúltima parada do presidente Lula no Oriente Médio -, somente nos dez primeiros meses de 2003, superaram as exportações em todo o ano de 2002.

O Oriente Médio responde atualmente por pouco mais de 4% das exportações brasileiras.