Lula vai visitar túmulo de Chico Mendes

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de maio de 2003 as 15:46, por: cdb

O presidente Luis Inácio Lula da Silva visita, no próximo sábado o município de Xapuri, a 180 quilômetros de Rio Branco. A rotina da pequena cidade de 12 mil habitantes foi completamente alterada com a notícia de que Lula chegaria para visitar o túmulo do amigo Chico Mendes.

Na verdade, é a terceira vez que Lula visita Xapuri, mas agora a visita vai trazer benefícios para a cidade. Lula, o prefeito Júlio Barbosa e as autoridades locais vão assinar atos para implantação de um programa de erradicação do analfabetismo na região; adesão do município ao Fome Zero e criação de uma fábrica de preservativos.

Barbosa explicou, em entrevista, que a chegada de Lula, em si, já traz mais esperança para a cidade. Para ele, a escolha do município, entre os quase 5,5 mil existentes no país, aumentou a auto-estima de cada um dos xapurienses e, por outro lado, aumenta sua própria responsabilidade.

– Para nós, a visita de Lula tem uma grande simbologia. Ele faz parte da nossa luta e não é só o presidente da República, mas um companheiro que participou de grandes embates em defesa da floresta -, disse.