Lula vai ao Norte acalmar governadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de maio de 2003 as 00:51, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje, durante reunião com seis governadores do Norte do país as discussões sobre seu plano para o desenvolvimento regional. Ele recebeu a garantia de que todos os 27 governadores apoiarão as propostas de reforma tributária e da Previdência e, agora, começa a trabalhar na contrapartida.

Hoje, em Rio Branco, o presidente se fará acompanhar de 11 ministros, ouvirá reivindicações como a da liberação de cerca de R$ 100 milhões da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) retidos anualmente pelo governo para cumprir a meta de superávit primário.

– Esses recursos estão fazendo caixa para o superávit primário – afirmou nesta quinta-feira o governador petista Jorge Viana, anfitrião do encontro. Segundo ele, a Suframa arrecada cerca de R$ 300 milhões por ano, mas o dinheiro acaba retido no caixa único da União e não é liberado para investimentos na região. Viana defende o descontingenciamento de um terço desses recursos. “Está na hora de começarmos, com responsabilidade, a viver o governo federal do nosso jeito”, afirmou.