Lula, trabalhadores e patrões reúnidos em comemoração aos 20 anos da CUT

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 28 de agosto de 2003 as 23:05, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trabalhadores, empresários e até banqueiros estão participando na noite desta quinta-feira da festa de 20 anos da CUT, que está sendo realizado no galpão da antiga Companhia Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista .

Lula chegou acompanhado dos ministros do Trabalho, Jacques Wagner; da Previdência, Ricardo Berzoini, e da Secretaria Geral da Presidência, Luiz Dulci.

Além dos metalúrgicos, estão presentes vários empresários, como o vice-presidente da General Motors, José Carlos Pinheiro Neto. “Isso era impensável há alguns anos”, admitiu o executivo. “Mas mudaram os sindicatos, mudaram os patrões, e para melhor”. Para o vice-presidente do Santander, Miguel Jorge, “esse contato já está se fazendo há algum tempo”.

De acordo com o presidente da CUT, Luiz Marinho, a presença dos empresários “é um histórico de 20 anos, faz parte do relacionamento construído nesse período”. A principal mudança nestas duas décadas segundo ele, é que antes eram feitas greves para obrigar uma negociação.

Hoje elas são só feitas se a negociação não der certo. Marinho admitiu que a relação da Central com o governo petista vive “uma fase de inquietação”. Para o líder sindical, a CUT “vai passar por um processo de dificuldade das contradições na relação com o governo”.