Lula quer instituição multilateral para financiar América do Sul e África

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de novembro de 2003 as 17:34, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que a África seja incorporada ao projeto de criação de uma instituição multilateral de caráter regional para financiar o desenvolvimento e obras de infra-estrutura. Segundo ele, é preciso financiamento para todos os países em vias de desenvolvimento. 

— De preferência, financiamento de longo prazo — afirmou.

Segundo Lula, esses países não podem “depender apenas do dinheiro do Banco Mundial (Bird)”. O presidente disse que a criação da instituição foi discutida no encontro do Grupo do Rio em Cuzco, no Peru. De acordo com Lula, é preciso criar uma instituição financeira sul-americana, que pode ser estendida, se a experiência der certo, aos países da África.

Lula lembrou que o empresário mais rico da América Latina, Carlos Slim (dono do grupo Carso, que controla a Telmex e, no Brasil, as empresas de telefonia celular Claro), sugeriu a criação na América Latina de uma instituição financeira público-privada para ajudar no financiamento de obras de infra-estrutura de integração regional.

— Estamos num novo século, num novo milênio e, por isso, é preciso de idéias novas e instituições novas — disse o presidente.