Lula quer ajuda da sociedade em problemas do País

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 1 de setembro de 2003 as 12:55, por: cdb

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a pedir a participação da sociedade brasileira no combate aos principais problemas do País, entre eles a fome. Conforme Lula, nenhum governo pode resolver os problemas de uma Nação se não tiver a habilidade política de envolver a sociedade para fazer o que o Estado não tem condições de realizar sozinho.

“O Estado pode menos do que as pessoas pensam que ele pode, mas o poder de indução do Estado é tão grande que, se for feita a política correta de envolvimento da sociedade, eu não tenho dúvida nenhuma que a gente consegue fazer o milagre de acabar com a fome neste país”, afirmou.

O Presidente participou hoje da assinatura de parceria entre a Petrobras e o programa Fome Zero. A empresa irá investir R$ 303 milhões em projetos sociais que beneficiarão 4 milhões de brasileiros até 2006.

Lula usou o exemplo da Petrobras para mostrar como é possível multiplicar os recursos que de que o Estado dispõe. “É por isso que eu digo que nós não temos o direito de ficar reclamando do dinheiro que nós não temos. Temos que fazer como faz uma dona de casa ou um casal quando recebe menos do que precisava, às vezes menos do que merecia, e com aquele dinheiro eles precisam fazer a sua família sobreviver. Nós temos pouco, mas temos que colocar nossa criatividade acima dos recursos que nós temos, envolvendo a sociedade, para que a gente tenha com a sociedade a boa cumplicidade para que façamos a boa política pública”, disse.

Para os críticos do programa, o Presidente afirmou que, em breve, terão que reconhecer que deu certo. “Eu não tenho dúvida que aqueles que acham que nós não vamos conseguir acabar com a fome nesse país, daqui a alguns anos terão que dizer em alto e bom som: eles conseguiram fazer, com pouco dinheiro, aquilo que outros não conseguiram fazer com muito dinheiro”, concluiu Lula.