Lula pede para empresários estreitarem comércio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 5 de dezembro de 2003 as 09:43, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta sexta-feira empresários brasileiros e libaneses a estreitar o comércio entre os países. “Somos mais do que países irmãos, mas primos de verdade como vocês falam” (em referência ao modo dos árabes denominarem os brasileiros).

O presidente afirmou que o seminário de negócios realizado em Beirute serve para fortalecer oportunidades. Lembrou, no entanto, que é necessário reforçar a ligação de transportes entre os países e de comunicação.

Lula disse ainda que o Líbano funcionará como uma espécie de ponta de lança das exportações do Brasil para o Oriente Médio. Ressaltou também que quer oferecer o Brasil com uma porta para a América do Sul e o Mercosul aos produtos libaneses. Lula reforçou ainda que para obter mais sucesso será preciso maior prospecção de negócios e estudos sobre a cadeia produtiva. Segundo ele, com isso, será possível gerar mais riquezas e bem estar aos povos dos dois países.

O presidente Lula afirmou que negociar com os países ricos é difícil, mesmo no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas explicou que se países em desenvolvimento como Brasil e Líbano se unirem a competição poderá ser mais equilibrada.