Lula mantém aprovação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 21 de dezembro de 2003 as 14:36, por: cdb

Pesquisa realizada nos dias 8 a 12 e 15 deste mês pelo Datafolha mostra que o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem aprovação de 42% dos brasileiros, praticamente o mesmo percentual da primeira sondagem do ano, em março, 43%. No levantamento de outubro, Lula também teve 42% de aprovação.

No entanto, caiu o percentual de eleitores que esperam um governo “ótimo” ou “bom” daqui para a frente: 63%, agora, contra 71% em outubro. Em março, a taxa era ainda maior, de 76%. Ainda assim, de acordo com a pesquisa, 51% afirmaram que Lula faz um governo melhor do que o de Fernando Henrique Cardoso.

Segundo o Datafolha, em março, 10% consideravam o governo de Lula “ruim” ou “péssimo”. Em outubro eram 11% e , agora, são 15%. Em dezembro, 41% responderam considerar o governo Lula “regular”, número quase igual aos 42% de “ótimo” e “bom”.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados que nota dão, de zero a dez, para a administração federal. Lula recebeu uma média de 6,3.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso encerrou os 12 meses iniciais de seu primeiro mandato sendo aprovado por 41% do eleitorado. Lula chega ao mesmo período com 42%. Fernando Collor de Melo tinha 23% de aprovação após um ano no Planalto. Itamar Franco registrava meros 12%.

O Datafolha entrevistou 12.180 pessoas em 396 municípios nos 26 Estados e no Distrito Federal. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.