Lula lembra no Rio vítimas do holocausto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 as 10:42, por: cdb

O presidente Luis Inácio Lula da Silva estará no Rio nesta sexta-feira para celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A cerimônia será promovida pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) e o Escritório da ONU no Brasil.

Durante a cerimônia, será aberta a exposição de fotografias “Holocausto Nunca Mais”, organizada pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro. A data foi criada pela ONU em 2005 para marcar o dia da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, que simboliza o fim do terror nazista e do holocausto, em 27 de janeiro de 1945.

Durante o ato, artistas e políticos farão manifestações para relembrar os mais de cinqüenta milhões de mortos, entre eles seis milhões de judeus, vítimas do regime de terror nazista, e apoiar a luta contra o preconceito, o racismo, a discriminação, o anti-semitismo, e todas as formas de intolerância.
 
A exposição  “Holocausto Nunca Mais”, organizada pela Fierj e pelo  Museu Judaico do Rio de Janeiro, terá 50 fotografias – muitas delas nunca apresentadas ao público – acompanhadas de textos sobre todas as fases do nazismo, desde a subida de Hitler ao poder, passando pela Noite dos Cristais aos guetos e campos de concentração e de extermínio.