O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou nesta quinta-feira a Cuzco, no Peru, onde participará da reunião do Grupo de Rio, vai entrevistar-se em fins de junho com o presidente George W. Bush na Casa Branca, segundo fontes do governo norte-americano em Washington.
Lula irá a Washington atendendo a convite feito por Bush em dezembro passado, quando ambos se encontraram na Casa Branca, logo após as eleições presidenciais no Brasil. Em princípio a nova reunião será no dia 20 de junho.
Antes desse encontro, contudo, Lula e Bush estarão juntos no final da próxima semana, na França, durante a reunião do Grupo dos Oito em Evian.
O presidente brasileiro participará da reunião como convidado especial do chefe de estado francês, Jacques Chirac.
Grupo do Rio
Lula deixou o governo com o vice José de Alencar, que ocupa interinamente pela terceira vez a Presidência do Brasil.
A reunião do Grupo do Rio, que será aberta em Cuzco na próxima sexta-feira, terá entre seus principais temas o combate à pobreza.
Na mensagem que enviou ao presidente peruano, Alejandro Toledo, confirmando sua participação no encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância de que a reunião dos chefes de Estado e de Governo da América do Sul e Caribe contribua para formular uma resposta regional eficaz aos desafios da globalização.
A mensagem de Lula foi publicada em Lima, na edição desta quinta-feira do jornal La República.