Lula fica a um ponto da vitória no 1° turno

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 28 de setembro de 2002 as 17:23, por: cdb

Candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva ganhou mais um ponto porcentual na pesquisa que o Instituto Datafolha publica na capa da edição deste sábado do jornal Folha de São Paulo na internet. Lula subiu de 44% para 45% do total de votos e está mais perto da vitória no primeiro turno, somando 49% dos votos válidos. Para se eleger presidente da República, Lula precisa ter 50% mais um voto no próximo dia 6.
Lula foi o único candidato que cresceu na pesquisa. José Serra, da aliança PSDB/PMDB, e Anthony Garotinho (PSB) permaneceram estáveis, com 19% e 15% das intenções de voto, respectivamente. Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, perdeu dois pontos porcentuais, caindo de 13% para 11%. José Maria de Almeida, do PSTU, continua com 1%. Rui Pimenta Costa (PCO) manteve 0%.

A quantidade de brancos e nulos também se manteve estável, somando 3%. Os indecisos também ficaram com 5%. O Datafolha ouviu 6.040 pessoas, em 337 municípios de todos os Estados nas últimas quinta e sexta-feiras.

Pelo critério de votos válidos, Serra tem 21% das intenções. Garotinho tem 16%, e Ciro Gomes, 12%. O número de eleitores com voto decidido cresceu de 69% para 73%.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no domingo passado, Lula havia subido quatro pontos, atingindo 44% das intenções de votos e 48% dos votos válidos. Serra havia oscilado dois pontos para baixo, passando de 21% para 19%. Todos os outros adversários somados tinham 52%.