Lula faz discurso em comício do PS francês

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 11 de abril de 2002 as 14:44, por: cdb

O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à sucessão de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem à França, não apenas recebeu apoio do Partido Socialista à sua candidatura; foi convidado a discursar, nesta quinta-feira, em um comício do primeiro-ministro e candidato à Presidência Lionel Jospin, na cidade de Bordeaux, sudoeste do país.

“Essa visita consolida nossa antiga relação com o Partido Socialista. Na verdade, essa relação com a França nos aproxima da União Européia, a mais importante alternativa para o Mercosul não ceder às pressões americanas na construção da Alca”, disse Lula. No comício de Jospin, Lula será o único orador estrangeiro. O petista discursará em português e a tradução será feita por Luís Favre, assessor do PT e namorado da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

O ex-ministro das Finanças da França, Christian Sautter, declarou que a visita de Lula será importante para impulsionar a vitória de Jospin, que tem como maior adversário o atual presidente francês, Jacques Chirac. Sautter lembrou a importância da visita de Marta Suplicy para a vitória do atual prefeito socialista de Paris, Bertrand Delanoé. Lula já se encontrou com o ex-primeiro-ministro do governo Miterrand, Pierre Mauroy, membro da comissão executiva do partido.