Lula espera que novos ministros terminem as obras já iniciadas

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Abril de 2010 às 07:34, por: CdB

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira, que vai exigir de todos os dez novos ministros – empossados na última quarta-feira – a continuidade das obras já iniciadas pelo governo federal.

– Entendemos que não é possível, faltando nove meses para terminar o mandato, alguém imaginar começar uma obra nova, tentar inventar um outro programa. Precisamos consolidar todos os programas que já estavam em andamento e, ao mesmo tempo, avançar o máximo possível nas obras já pré-estabelecidas – disse Lula, ao citar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Segundo Lula, a lógica de final de mandato será reforçar a acelerar os trabalhos. O presidente quer dedicação dos novos ministros para que "marquem sua passagem pelo governo". No programa semanal Café com o Presidente, ele explicou que optou por nomear secretários-executivos para as pastas para não precisar contratar “jogadores novos”. Segundo Lula, os novos ministros vão “entrar em campo a todo vapor”.

– Quando o técnico vai substituir um jogador, sabe, ele chama o jogador e fica fazendo uma pequena preleção ali, que ele tem que entrar pela direita, pela esquerda, pelo centro, que ele tem que chutar para gol, ou seja, o que nós vamos fazer é uma preleção para que o time novo que está entrando em campo faça os gols, sabe? – explicou

A composição dos ministérios mudou na última quarta-feira, quando dez titulares deixaram os cargos para concorrer às eleições de outubro. A maioria deles foi substituída pelos secretários-executivos das pastas. Os dez ministros empossados são Erenice Guerra (Casa Civil), Wagner Rossi (Agricultura), Márcia Lopes (Desenvolvimento Social), José Artur (Comunicações), Paulo Passos (Transportes), João Santana (Integração Nacional), Márcio Zimmermann (Minas e Energia), Carlos Gabas Previdência Social), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Elói Ferreira (Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial).

Premiação

Lula também confirmou que irá participar, nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, da cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2009). Cerca de 19,2 milhões de estudantes da quinta a oitava séries do ensino fundamental e das três séries do ensino médio disputaram a olimpíada, representando 43,8 mil escolas de 99,1%  municípios brasileiros. Serão premiados 300 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1.800 com medalhas de bronze. Outros 30 mil alunos ganharão certificados de menção honrosa. As escolas e professores também receberão prêmios.
 
A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é não só incentivar o ensino de matemática, mas também descobrir novos talentos. A agenda do presidente Lula no Rio inclui, ainda, a inauguração de obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo