Lula encaminha reformas ao Congresso

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de abril de 2003 as 08:05, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrega nesta quarta-feira ao Congresso Nacional, pessoalmente, as propostas de seu governo para as reformas previdenciária e tributária. Acompanhado dos 27 governadores, dos 82 integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e de alguns ministros, Lula vai passar as reformas para os deputados e senadores, que agora terão que decidir sobre as mudanças sugeridas para o campo fiscal e previdenciário.

De acordo com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Lula recebe, às 15 horas, os governadores e conselheiros no Palácio do Planalto. Às 16 horas, todos seguem para o Congresso Nacional, onde o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), recebe as propostas.

A proposta de um teto salarial para os funcionários públicos federais e de subtetos para os servidores dos Estados une os governadores nas discussões da reforma previdenciária.

Os oposicionistas dizem que fecharam questão pela defesa do teto federal, pois isso facilitaria fixar subtetos estaduais. No sábado, por exemplo, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), disse que a busca por “um teto e subtetos estaduais para as aposentadorias, respeitando os direitos adquiridos”, é uma posição que une os governadores ao Palácio do Planalto.

Ainda não está definido se o trajeto entre o Palácio e o Congresso será feito a pé, como deseja o presidente Lula.