Lula: `Emprego será prioridade em 2004`

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 23 de dezembro de 2003 as 20:04, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que em 2004 a geração de empregos será prioridade em seu governo. No encontro que teve com catadores de rua, que reivindicaram o reconhecimento, a regulamentação e a importância do trabalho que realizam, Lula afirmou que “o ano que vem vamos envolver a sociedade brasileira e especialistas para discutir a geração de empregos”.

De acordo com o residente, não basta a economia crescer para alcançar esse objetivo. Explicou que apesar do crescimento econômico e dos avanços tecnológicos, muitas vezes uma empresa aumenta sua produtividade, aumenta sua rentabilidade, “e não gera um posto de trabalho, às vezes manda embora ainda mais um pouco de trabalhador”.

Para Lula, o trabalho feito pelos catadores que vêm se organizando em cooperativas em todo o país, serve de exemplo como modelo alternativo à criação de empregos.

Durante o encontro com os catadores, Lula se emocionou, ao lembrar de uma matéria na televisão, onde um catador de rua do Rio de Janeiro comentou que talvez o pedaço de melancia encontrado em um lixão fosse o último, já que Lula foi eleito presidente e iria resolver esse problema.

O presidente Lula reconheceu que “infelizmente as coisas não acontecem com a rapidez que desejamos”, mas se comprometeu a voltar em um ano para mostrar o que foi possível avançar e também para acompanhar “as coisas que a gente diz que vai fazer, porque a gente coloca no papel , aprova lei, mas até a coisa começar a funcionar demora muito”.

O presidente Lula participou também da inauguração da Casa Cor da Rua, projeto da Organização de Auxílio Fraterno, que trabalha com a população de rua e catadores de papel, reciclando materiais em artesanato.

De acordo com o último levantamento da Fipe, o número da população de rua na cidade de São Paulo é de 10.394, indicando que no último ano houve um aumento de 10%.