O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, em visita oficial ao Brasil, disse nesta quinta-feira que o tema prioritário das conversas que manteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a redinamização da relação econômica entre os dois países, inclusive com a cooperação no setor de exploração de recursos de energia e de infra-estrutura.
Koizumi ressaltou, entretanto, que o Japão e o Brasil precisam não apenas fortalecer o relacionamento bilateral, mas também cooperar no âmbito internacional.
– O Japão e o Brasil têm interesses comuns em vários temas e, assim, estou certo de que os dois países poderão cooperar cada vez mais como parceiros globais – afirmou.
O primeiro-ministro disse que, durante sua visita ao Brasil, pôde constatar que o país “desenvolve-se com vigor, superando as adversidades no caminho da consolidação do desenvolvimento estável”. Segundo Koizumi, a situação econômica do Japão recupera-se com firmeza.
– O ambiente para a reativação da relação econômica entre o Japão e o Brasil tem tido melhora sensível nesses dias – afirmou.