Lula e os doze desafios de Hércules

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de outubro de 2002 as 16:11, por: cdb

Lula chegou lá! A imprensa européia não dá essa manchete mas é quase, porque tirando-se o gás letal de Putin, que matou os sequestradores do teatro de Mostou e estropiou os refens, a notícia por aqui é a vitória do PT no Brasil. Pela primeira vez, é a esquerda que vence as eleições presidenciais no Brasil, é o que dizem principalmente os europeus, comentário que FHC não deve gostar de ouvir.

Uma frase de Lula, pronunciada logo depois de constatada a vitória, dá a volta aqui na Europa – a de que o Brasil honrará seus compromissos, mas que a população brasileira tem o direito de comer três vezes por dia. Para os comentaristas europeus, o Brasil, potência mundial, é inacreditavelmente um campeão em desigualdade social, com miséria que gera violência.

Todos falam do metalurgico da região de São Paulo que chega à Presidência depois de ter enfrentado a ditadura. E todos acentuam a existência desse Partido dos Trabalhadores, o PT, já com raízes em prefeituras e Estados, e que promete abrir uma nova era no Brasil. Lula chegou lá e a imprensa européia fala dos primeiros desafios a Lula – uma crise financeira com uma desvalorização do real de 40%, neste ano, um crescimento em diminuição e uma enorme dívida.

A vitória de Lula marca uma virada para a esquerda da primeira potência econômica da America Latina, como acentua o jornal parisiense Libèration, embora finalize dizendo que o Lula vitorioso na quarta tentativa é um Lula-light, que moderou seu discurso de esquerda e permtiu aos eleitores superarem o medo das vezes anteriores, isso com a presença de um magnata do textil José de Alencar, o vice-presidente.

Como Hércules, Lula terá pela frente seus doze trabalhos para mudar o Brasil, diz Libèration. Entre eles, as relações comerciais com os EUA com o acordo de livre comércio, os Sem Terra, a Dívida, o Fim da Fome, o Desemprego, como diminuir a Criminalidade. Doze trabalhos de Hércules, desafios que precisará responder rapidamente, já que sua vitória tem um caráter messiânico, que não poderá ser decepcionado.