Lula é o preferido na Europa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 6 de outubro de 2002 as 16:52, por: cdb

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato à Presidência da República preferido dos brasileiros que vivem na Europa. A apuração das eleições nas embaixadas brasileiras na Inglaterra e França mostra o líder petista com 65% dos votos em Londres e 68,24% em Paris. Lula obteve também 58% da preferência do eleitorado brasileiro residente na Bélgica e em Luxemburgo. O presidenciável José Serra (PSDB) ficou em segundo lugar, com 22% dos votos.

O candidato do governo, José Serra, obteve 21,6% em Londres e 25,9% em Paris, enquanto Anthony Garotinho (PSB) conseguiu apenas 6% dos votos em Paris e apenas 8 votos em Londres.

Ciro Gomes teve 96 votos em Londres e 35 em Paris.

Dos 720 eleitores inscritos na embaixada do Brasil em Bruxelas, capital da União Européia (UE), 526 compareceram às urnas neste domingo. Lula teve 305 votos; Serra, 113; Antonhy Garotinho (PSB), 55; Ciro Gomes (PPS), 30; Rui Costa Pimenta (PCO), 1; e José Maria Almeida (PSTU), seis votos. Brancos somaram oito, assim como os votos nulos.

Na última eleição para presidente, o candidato Fernando Henrique Cardoso ganhou em Bruxelas, mas Lula teve a preferência nas duas eleições anteriores, contra FHC em 1994 e Fernando Collor de Mello em 1990. O PT foi o único partido que enviou fiscal de urna neste domingo, em Bruxelas.