Lula e Garotinho sobem nas pesquisa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 25 de setembro de 2002 as 00:49, por: cdb

A pesquisa semanal de intenção de voto do instituto Ibope, divulgada nesta terça-feira à noite, indicou o avanço de apenas dois candidatos na corrida à Presidência da República: Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), e Anthony Garotinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Lula ganhou dois pontos percentuais em uma semana, passando de 39 para 41 por cento e aproximando-se da vitória ainda no primeiro turno, em 6 de outubro.

Seu adversário mais próximo, o governista José Serra, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), perdeu um ponto: está com 18 por cento, o que o deixa em posição de empate técnico com o terceiro colocado, Garotinho, levando-se em conta o limite da margem de erro da pesquisa, de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Garotinho subiu um ponto, passando de 14 para 15 por cento.

O ex-governador do Rio de Janeiro isolou-se na terceira posição, deixando Ciro Gomes, do Partido Popular Socialista (PPS) sozinho em quarto, com 12 por cento.

Ciro perdeu dois pontos em relação à enquete da semana passada. A nova composição também significa, segundo a margem de erro, um quadro de empate técnico com Garotinho.

O Ibope ouviu 3.000 eleitores entre o último sábado e esta terça-feira, em 203 municípios brasileiros. O alto número de indecisos e o dos que não quiseram opinar – 10 por cento – deixa totalmente em aberto o prognóstico para o primeiro turno.

Já quatro por cento dos entrevistados disseram que votarão em branco ou anularão seu voto.

O Ibope também fez uma simulação de segundo turno e, em qualquer das situações, Lula venceria.

No confronto com Serra, Lula teria 55 por cento dos votos e o “tucano”, 35 por cento. Contra Garotinho, a vantagem seria de 55 a 34 por cento; no duelo com Ciro, a maior diferença: 56 a 32 por cento.