Lula e Fidel mantêm encontro sigiloso em Brasília

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de setembro de 2001 as 18:03, por: cdb

O líder cubano Fidel Castro fez uma visita “relâmpago” nesta segunda-feira a Brasília. Fidel, que até ontem estava participando da Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Racismo na África do Sul, conversou algumas horas com o presidente de Honra do PT e virtual candidato do Partido à sucessão presidencial. Também esteve reunido com o secretário-geral da Presidência da República, Aloysio Nunes Ferreira, com quem conversou por cerca de 1h15.

De acordo com o secretário, que substituiu o presidente Fernando Henrique Cardoso que está no Ceará, os dois falaram sobre os programas brasileiros na área da educação fundamental, saúde, sobretudo a questão do combate e tratamento da Aids, e assistência social.

Logo após o encontro com Ferreira, Fidel foi para a residência oficial do embaixador cubano em Brasília onde se reuniu com o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula interrompeu sua participação, por algumas horas, na II Caravana da Cidadania, que está percorrendo o estado de Pernambuco, só para se encontrar com Fidel. O encontro durou cerca de duas horas e, em seguida, o presidente cubano voou para casa.

Nem a assessoria do PT nem a da embaixada cubana divulgaram o conteúdo do encontro. O comandante Fidel Castro segue nesta tarde para a Base Aérea de Brasília para retornar ao seu país.