Lula e FHC ganham prêmio patrocinado por multinacional nos Estados Unidos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 4 de janeiro de 2004 as 20:06, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso receberão, nesta segunda-feira, o prêmio Notre Dame de 2003 pelo trabalho realizado durante o governo de transição no final do ano passado. O Prêmio é organizado pelo Kellogg Institute for International Studies (Instituto Kellogg para Estudos Internacionais) da Universidade de Notre Dame, situada no Estado de Indiana, EUA. A premiação existe desde de 2000 e é financiada pela Fundação Coca-Cola.

Lula e FHC receberão US$ 10 mil cada um. Outros US$ 10 mil devem ser doados por cada candidato a instituições que indicarem. Lula deve fazer sua doação ao programa Fome Zero e FHC, ao Comunidade Solidária. Sobre a escolha do presidente Lula e do ex-presidente Fernando Henrique, o instituto informou que “o prêmio reconhece a liderança demonstrada por ambos nas eleições nacionais do ano passado, representando a primeira transição democrática entre dois presidentes eleitos no Brasil, desde os anos 60”.

Até hoje, já ganharam o mesmo prêmio o cardeal hondurenho Oscar Rodrigues Maradiaga, em 2000, o ex-presidente do Chile Patrício Aylwin em 2001, e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Enrique Iglesias, no ano passado.
A cerimônia de premiação será amanhã no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. As assessorias de Lula e Fernando Henrique confirmaram que eles irão ao evento.