Lula e Chávez se reúnem em Recife para ratificar agenda de cooperação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 18 de abril de 2003 as 18:15, por: cdb

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, estarão reunidos no próximo dia 26, em Recife, para ratificar uma agenda de cooperação entre os dois países, para o desenvolvimento da indústria petrolífera.

Segundo a assessoria de Imprensa da Petrobras, no Rio, a agenda faz parte da política de estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Venezuela e foi discutida, na última segunda-feira (14), pelos ministros de Minas e Energia do Brasil, Dilma Rousseff, da Venezuela, Rafael Ramirez, pelo diretor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, e pelo presidente da PDVSA, Ali Rodrigues.

A cooperação deverá ocorrer nas áreas de refino e comercialização de óleos pesados; exploração e produção na Venezuela; intercâmbio tecnológico e atividades conjuntas nas áreas de gás natural e petroquímica. As duas empresas estão definindo, em conjunto, um cronograma de atividades e a metodologia de trabalho.

Os ministros insistem para que o encontro de Recife seja o mais objetivo possível e que as decisões sejam tomadas a partir de projetos concretos, que possam ser tocados rapidamente.

Representantes da Petrobras e da PDVSA já começaram a organizar grupos de trabalho que discutirão as providências para que os negócios se concretizem com a velocidade esperada.