Lula e Batlle vão analisar o processo de formação da Alca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de maio de 2003 as 15:55, por: cdb

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se reunirá na próxima segunda-feira em Brasília seu colega do Uruguai, Jorge Batlle, para analisar o processo de formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e as relações entre os Estados Unidos e o Mercosul.

O encontro foi confirmado nesta terça-feira pelo ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Didier Opertti.

Os possíveis investimentos brasileiros no Uruguai e a busca de um melhor aproveitamento da hidrovia dos rios Paraná e Paraguai serão outros dos assuntos do encontro, acrescentou o chanceler uruguaio.

O Governo de Montevidéu “atribui especial importância” à visita oficial do presidente Batlle ao Brasil, na qual também serão analisados assuntos de cooperação e integração viária.

Brasil e Uruguai integram com Argentina e Paraguai o Mercosul, bloco regional cuja secretaria permanente fica em Montevidéu.

Batlle foi recebido no mês passado pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e anunciou seu desejo de impulsionar um encontro entre os presidentes do Mercosul e o governante americano no segundo semestre do ano, quando o Uruguai exercerá a presidência temporária do bloco regional sul-americano.