Lula e Aznar querem relações maiores entre Brasil e Espanha

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de outubro de 2003 as 16:42, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira durante o anúncio da declaração conjunta com o primeiro-ministro da Espanha, José Maria Aznar, no Palácio do Itamaraty, que os laços Brasil-Espanha vão ser ampliados e se tornarão cada vez mais concretos. “A Espanha é hoje o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. Esperamos que essa presença possa ser ampliada, na medida em que a economia brasileira retome o caminho do crescimento e mereça cada vez mais a confiança da comunidade financeira internacional”, afirmou o presidente.

Segundo Lula, a intenção do governo brasileiro é aumentar a participação de empresas brasileiras na Espanha, e de espanholas no Brasil. O presidente anunciou que foram criados dois grupos de trabalho para discutir questões comerciais e o marco regulatório de empresas que pretendem investir nos dois países.

O presidente Lula confirmou sua participação, agora em novembro, da Cúpula Ibero-Americana, que será realizada na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Disse que ao lado do primeiro ministro José Maria Aznar, vai aproveitar para “procurar respostas para promover o crescimento econômico e social de toda a América do Sul. Esse espírito de parceria prevalecerá”.