Lula é aguardado por trabalhadores rurais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de maio de 2003 as 16:23, por: cdb

Cerca de três mil trabalhadores rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) aguardam a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Centro de Estudos Sindicais da instituição, que fica no entorno de Brasília.

Os trabalhadores vieram de diversas partes do país na expectativa do anúncio pelo presidente do resultado das negociações do Grito da Terra 2003. Pela primeira vez em oito anos, a Contag está negociando as reivindicações dos trabalhadores diretamente com 10 ministros do Executivo. Entre as principais reivindicações dos trabalhadores, estão melhorias na saúde, educação, ampliação da reforma agrária e políticas específicas nos setores, agrícola, trabalhista e social.

A Contag representa hoje 3.880 sindicatos de trabalhadores rurais de 26 estados brasileiros. Segundo dados da Confederação, existem hoje pelo menos 25 milhões de trabalhadores rurais em todo o país, entre assalariados, agricultores familiares, assentados, sem-terra e outros. O presidente Lula vai anunciar o resultado das negociações em cima de um palanque montado especialmente para a sua visita.