Lula diz que problema do déficit da Previdência será resolvido nos próximos anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 24 de janeiro de 2008 as 16:38, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o déficit da Previdência será resolvido nos próximos anos.

— Em poucos anos, vamos resolver o problema do déficit da Previdência, sem que isso tire de nós a oportunidade de apresentar ao país um sistema previdenciário que possa resolver os problemas das futuras gerações —, disse Lula, ao participar da comemoração aos 85 anos da Previdência.

Já o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, estuda a realização de uma campanha nacional para atrair quem não tem trabalho formal, como autônomos, para o sistema previdenciário.

Durante a comemoração, os Ministérios da Cultura e da Previdência Social firmaram acordo para que aposentados sejam voluntários em museus do país, atuando, por exemplo, como guias. Segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, o projeto começará a funcionar em 200 museus, mas a idéia é implantá-lo nos 2.500 existentes no país.

Na cerimônia, Lula comemorou o índice de desemprego de 7,4% em dezembro do ano passado, divulgado nesta quinta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

— Certamente, não tem país n o mundo com desemprego zero, mas não poderíamos continuar com desemprego em dois dígitos, acima de 10%, 11%, 12% —, disse o presidente.