Lula diz que está disposto a receber todos os prefeitos eleitos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 7 de outubro de 2004 as 20:09, por: cdb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que está aberto para receber todos os prefeitos eleitos neste ano, independentemente dos partidos a que sejam filiados. Segundo o prefeito eleito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, do PSB, que esteve com o presidente na noite de hoje, Lula garantiu que está disposto a receber inclusive prefeitos da oposição. Hoje à tarde, Lula se encontrou com o prefeito reeleito do Rio, César Maia, que é filiado ao PFL.

– O presidente disse, taxativamente, que o governo está aberto para todos os prefeitos e governantes, independentemente de partidos, tanto que hoje recebeu o César Maia e a mim. Não tem qualquer discriminação em relação a conversar e atender as demandas dos municípios – enfatizou Ricardo Coutinho.

O prefeito eleito de João Pessoa disse que não tem mágoa do PT por não ter recebido apoio do partido para lançar sua candidatura na Paraíba. “Hoje, a relação está muito melhor. Tivemos um salto de qualidade. A gente tem que olhar para a frente. Eu estou filiado ao PSB, construindo o partido, e vamos dialogar com o PT inclusive em João Pessoa”, ressaltou.

Na opinião de Ricardo Coutinho, o próprio Partido dos Trabalhadores deve refletir sobre os apoios de candidatura firmados para as eleições municipais. “É indiscutível que o partido, em alguns locais, erra, mas, no caso de João Pessoa, a população fez uma escolha porque acompanhou muito esse processo envolvendo os outros partidos. Essa é uma discussão própria, interna do PT, e não me sinto à vontade para emitir opinião neste momento”, afirmou.

Coutinho disse que o presidente Lula reconheceu a necessidade de aproximar o governo federal dos municípios para garantir a governabilidade dos prefeitos eleitos. “Muitas vezes, o Estado é intermediário e as obras e serviços são prestadas pelos municípios, e o presidente colocou como uma coisa que pode ser aperfeiçoada a partir do próximo ano”, explicou.

Segundo Coutinho, Lula também garantiu que, a partir do ano que vem, o Executivo Federal vai liberar um montante maior de recursos para os municípios. “A expectativa é a melhor possível, porque a participação dos municípios tem que aumentar no bolo tributário. Tivemos na última década um aumento significativo das atribuições dos municípios, mas, para isso, é preciso ter maior participação no bolo tributário, nos recursos, passando por uma reforma tributária e pelo reconhecimento do papel dos municípios, o que pode ser feito mesmo sem a reforma, a partir de uma relação mais direta entre poder executivo federal e prefeituras”, defendeu o prefeito eleito.