Lula diz que empresários brasileiros têm medo de serem 'multinacionais'

Arquivado em:
Publicado Sexta, 11 de Julho de 2003 às 06:47, por: CdB

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira em Portugal que os empresários brasileiros deveriam ser mais ousados e investir mais no exterior.

- Esta na hora dos empresários brasileiros deixarem de ter medo de serem empresários multinacionais - disse Lula, enfatizando que eles deveriam pensar em investir principalmente em Portugal, devido à ligação entre os dois países e em retribuição ao montante de investimentos portugueses no Brasil.

A afirmação foi feita pouco antes de um evento em que Lula assinou acordos bilaterais com o primeiro-ministro de Portugal, Durão Barroso.

Empresários brasileiros ouvidos pela reportagem da BBC Brasil disseram que a declaração do presidente é mais voltada para pequenos e médios empresários.

Pequenos empresários

O governo estaria querendo que os empresários fizessem maior uso das linhas de crédito à sua disposição para expandir seus negócios e exportar.

Um empresário de uma grande montadora ouvido pela reportagem disse que a maior preocupação para o setor, neste momento, é um projeto de redução de impostos sobre veículos, que pode possibilitar a redução dos preços dos carros populares.

Para ser aprovada, a proposta ainda precisa ser discutida melhor entre o governo e os estados, já que envolve a redução da alíquota do IPVA, um imposto estadual.

Segundo o empresário, até a aprovação, porém, a indústria automobilística pode enfrentar uma queda de vendas, já que muitas pessoas vão ficar esperando até a queda dos preços.

Agenda lotada

Lula teve um início de sexta-feira agitado em Lisboa, em que participou da abertura de um seminário de empresários brasileiros e portugueses e visitou a sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Ainda nesta sexta-feira, Lula e Durão Barroso assinam três acordos bilaterais.

Dois deles se referem aos imigrantes ilegais nos dois países, sendo que um deles deve facilitar a legalização de brasileiros que vivem em Portugal e estão em situação irregular.

O terceiro deve tratar da circulação de pessoas entre os dois países, e pode beneficiar especialmente artistas que costumam realizar shows nos dois países, viajando regularmente.

O Brasil é o maior destino de investimentos diretos de Portugal, que, além disso, é o terceiro país que mais investe no Brasil.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo