Lula deve anunciar ministério após retornar de viagem ao Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 2 de dezembro de 2002 as 00:09, por: cdb

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse hoje que deverá anunciar seu ministério nesta semana, após retornar da viagem que está fazendo à Argentina e ao Chile.

Lula embarcou no início desta noite para Buenos Aires. Na terça-feira, o presidente eleito estará em Santiago, no Chile, e estará de volta ao Brasil na quarta-feira (4).

O presidente eleito tem feito mistério sobre que irá integrar o primeiro escalão de seus governo e tem negado sistematicamente todos os nomes cogitados pela imprensa.

Ao deixar o seu apartamento em direção ao aeroporto de Cumbica, onde embarcou, Lula disse que o deputado Jaques Wagner (PT-BA), candidato derrotado ao governo da Bahia, “é um grande companheiro e tem capacidade para assumir qualquer ministério”.

O deputado baiano esteve na casa de Lula ontem à noite e jantou com o presidente eleito. Ele é cogitado para assumir o Ministério do Trabalho, mas Lula não confirmou a indicação.

O coordenador da equipe de transição, Antonio Palocci, e o presidente nacional do PT, José Dirceu, são nomes praticamente certos para integrar o ministério de Lula.

Sobre a viagem à Argentina, Lula disse que seu objetivo é fortalecer a América do Sul nas negociações para a formação da Alca (Área de Livre Comércio liderada pelos Estados Unidos) e fazer com o Chile entre para o Mercosul _bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

“É preciso que o Brasil tenha um papel importante na América do Sul. É preciso ficar mais forte, para ter mais força nas negociações com os americanos, na Alca”, disse.

Antes de embarcar, Lula afirmou que acredita na recuperação da Argentina, que atravessa uma grave crise econômica, e que o Brasil voltará a crescer.