O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que os deputados do Norte e Nordeste não devem votar projetos de interesse do Sul e Sudeste só por causa de pressão da parte mais rica do País. Lula ainda diz que se fossem resolver tudo pela maioria, grande parte dos parlamentares são destas regiões.
– É uma coisa contraditória. Vocês percebem que nem tudo é resolvido pela maioria. Se for fazer uma somatória do Congresso, vão perceber que a maioria dos parlamentares é do Norte e Nordeste – disse.
O presidente fez esta afirmação na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que debate a proposta de Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), elaborada pelo Ministério da Integração Nacional.
Lula relatou que os próprios parlamentares do Norte e Nordeste acusam que a maioria das políticas desenvolvidas é para ajudar o Sul e o Sudeste.
– Eu acho que cada governador deve brigar para seu Estado e sua cidade, mas nós temos de brigar pelo País – defendeu.
Lula avaliou que as regiões mais desenvolvidas do País já tiveram todas as vantagens ao longo das últimas décadas, recebendo mais atenção do governo federal. Ele defendeu a intervenção do Estado no desenvolvimento de regiões carentes e em obras.