Lula debate PPA com governadores do Norte e inaugura hospital no Acre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de maio de 2003 as 14:58, por: cdb

Em sua primeira visita ao Acre depois de eleito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a manhã desta sexta-feira toda reunida com cinco dos seis governadores da região Norte do país para discutir propostas para o PPA (Plano Plurianual 2004-2007) e defender a aprovação das reformas tributária e previdenciária encaminhadas ao Congresso Nacional.

Após a reunião pela manhã, Lula e os governadores participam de um almoço no hotel Imperador Galvez, na cidade de Rio Branco. Participam do encontro os governadores Eduardo Braga (PPS-AM), Waldez Góes (PDT-AP), Jorge Vianna (PT-AC), Ivo Cassol (PSDB-RO) e Flamarion Portella (PT-RR). Apenas Simão Jatene (PSDB-PA) não compareceu.

O senador João Capiberibe (PSB-AP), que participa da reunião, afirmou que o clima é excelente e que Lula aceitou as desculpas de Jatene pela ausência.

Lula viaja ao Acre acompanhado dos ministros Guido Mantega (Planejamento), Dilma Roussef (Minas e Energia), Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário), Luiz Dulci (Secretaria Geral), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e Marina Silva (Meio Ambiente).

Depois do almoço, Lula inaugura o Hospital da Criança. Orçado em R$ 1,5 milhão – sem contar os R$ 500 mil gastos na compra de equipamentos -, o hospital foi erguido com recursos do governo estadual. Disponibilizará 70 leitos para internação de crianças, mas não oferecerá atendimento ambulatorial.

Chico Mendes

No próximo sábado, o presidente visita a cidade de Xapuri, também no Acre, onde viveu o ex-líder dos seringueiros Chico Mendes, assassinado em 1988.

Lula inicia sua passagem pela cidade com uma visita ao túmulo de Chico Mendes e, em seguida, à casa onde ele morou e a fundação que carrega o seu nome.

Também está previsto um encontro com lideranças dos Povos da Floresta. O retorno para Brasília está marcado para às 13h35.