Lula dá esperança à América Latina, diz ator de Fale com ela

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 15 de junho de 2003 as 14:52, por: cdb

O ator argentino Darío Grandinetti, protagonista do filme Fale com ela, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, disse neste domingo, que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, representa uma esperança para a América Latina.

Grandinetti se mostrou esperançoso com “o novo tempo” iniciado na América Latina por líderes como Lula que, segundo ele, é um bom sinal num mundo em que “a miséria se globalizou”.

O ator, que viveu o jornalista Marco em Fale com ela, disse que independentemente da responsabilidade dos cidadãos e dos governos da América Latina, há “uma responsabilidade do exterior que não dá para esquivar”.

– Quando há ditaduras, há em toda a América Latina e quando há democracia, há em toda a América Latina. Não é que de repente cheguemos a um acordo e digamos: queremos militares. Nós temos os corruptos que temos, mas os corruptores vêm de fora e sobre os corruptores poucas vezes me perguntam – disse.

Grandinetti, que está ensaiando a peça Joana d’Arc na fogueira em Granada, no sul da Espanha, disse que atualmente vai mais à Argentina como turista, por isso sofre menos com a crise que abalou o país nos últimos anos.

Mesmo assim, ele afirmou que o novo presidente argentino, Néstor Kirchner, também pode representar “o início de algo novo”.

– Mais uma decepção na Argentina seria devastadora, seria insuportável – afirmou o ator.